TIC 9º ano

Caracterização da disciplina:

A disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) surge no ano lectivo de 2004/2005 e tem como “objectivo estratégico a necessidade de assegurar a todos os jovens o acesso às tecnologias da informação e comunicação como condição indispensável para a melhoria da qualidade e da eficácia da educação e formação à luz das exigências da sociedade do conhecimento” (Programa de TIC, p.3).
Documento orientador

Programa de tic 9º e 10º

Planificação anual TIC 9º ano — foram leccionadas as unidades essenciais Tecnologias da informação e Comunicação, Processamento de Texto e Criação de Apresentações. A ordem da planificação não foi a seguida e sempre que os temas abordados o permitiam podia-se estar a trabalhar no âmbito de mais do que uma unidade. Das unidades alternativas apenas foi explorada a unidade referente ao Sistema Operativo Linux já que foi possível ter o Windows e o Linux instalados nas máquinas da sala 4 no 2º período. Então a propósito de software e das suas licenças, falou-se de software livre e os alunos tiveram oportunidade de experimentar um sistema 100% software livre e gostaram!

Critérios de avaliação

Página da disciplina no moodle da escola (admite acesso a visitantes)

Caracterização da turma:

Ficha de avaliação diagnóstica
A turma é composta por 25 alunos dos quais 15 são raparigas e 10 são rapazes. Ao nível de conhecimentos de informática verifica-se que não há homogeneidade havendo alunos com conhecimentos razoáveis e outros com ideias erradas sobre o assunto.

As aulas desenrolam-se na sala 4 que não é uma sala muito grande para 25 alunos complementados com 15 computadores. Uma vez que a turma nunca é desdobrada, apesar da disciplina ser prática e como estava inicialmente previsto aquando da sua criação, há problemas acrescidos decorrentes desta heterogeneidade e dos parcos 90 minutos por semana. Os alunos puderam escolher os lugares consoante as suas preferências.

Planificação da Unidade 1

Planificação da Unidade 2

Planificação da Unidade 3

Plano de aula – periféricos de entrada e de saída + Ficha de trabalho hardware + recurso conceitos básicos + recurso hardware

Plano de aula – pesquisar na Internet + recurso pesquisar na Internet + trabalho sobre os perigos da Internet

Plano de aula – processador de texto + Ficha de trabalho

Ficha de avaliação final 1º período

Ficha de avaliação sobre processamento de texto

Vídeo aulas sobre Writer construídas por mim numa altura em que não havia projector na sala 4

Avaliação das aprendizagens:

Julgo poder dizer que facultei aos meus alunos as condições, em termos de recursos e actividades, para as suas aprendizagens. O facto de os alunos estarem em pares por posto de trabalho, situação essa que se agravou no decorrer do ano lectivo não facilitou nem o desenvolvimento das aulas nem a aprendizagem dos alunos já que em vez de estarem aos pares, alguns passaram a estar em grupos de 3 ou de 4 alunos. Felizmente a turma estava empenhada e tudo decorreu com tranquilidade tanto que não houve níveis negativos no final do ano.